Site IEducare



DENOMINAÇÃO

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

CARGA HORÁRIA: 1815 h;
DURAÇÃO: 2 ano e 4 meses – 3 módulos.

PÚBLICO-ALVO

Jovens que possuam, no mínimo, 17 anos completos e que já tenham concluído ou estejam cursando o último ano do Ensino Médio.

PERFIL PROFISSIONAL

O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que elabora, participa da elaboração e implementa política de saúde e segurança no trabalho (SST); realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, qualidade e meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerencia documentação de SST, investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

OBJETIVOS

  • Tem como objetivos capacitar o Técnico em Segurança do Trabalho para atuar em empresas públicas e privadas como integrante dos Serviços/Especializados em Segurança e Saúde no Trabalho.

AREA DE ATUAÇÃO

Em geral o técnico em segurança do trabalho atua em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento. Muitas vezes esse profissional também é responsável pela implantação de programas de meio ambiente e ecologia na empresa.

BASE LEGAL

A formação do Técnico em Segurança do trabalho atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal nº. 9.394/96; no Parecer CNE-CEB nº. 16/99 que dispõe sobre as diretrizes curriculares para educação profissional de nível técnico, na Resolução CNE-CEB nº. 04/99 que institui as diretrizes nacionais para educação profissional, nível técnico e na Resolução CEC 413/2006 que regulamenta a educação a educação profissional técnica de nível médio no sistema de ensino do Estado do Ceará.



Institucional

Atendimento ao Aluno

Redes Sociais